preload preload preload preload preload preload
2 Comentários | 14/03/2012

Micrognatia – “Por que meu queixo é tão pequeno?”

 

A micrognatia ou a hipoplasia mandibular é uma desordem do crescimento esquelético facial, em que o portador apresenta a mandíbula numa posição muito posterior em relação à maxila. Devido a essa deficiência óssea, o lábio e os dentes também apresentam-se para trás, o que torna essa deformidade muito incômoda estética e funcionalmente para o paciente. Nestes casos, à deficiência estrutural confere ao paciente uma face convexa lembrado por alguns como “face de passarinho”. A observação desses pacientes pode deixar a impressão que o nariz aparenta ser maior do que realmente o é, pela falta de projeção mandibular.

Como conseqüência dessas deformidades, problemas mastigatórios, como a dificuldade de cortar os alimentos com os dentes anteriores, disfunção nas articulações, dor de cabeça e distúrbios do sono (ronco, apnéia) são observados com alguma freqüência.

O fato de os dentes estarem recuados muitas vezes faz com que o paciente pense que só o aparelho ortodôntico pode resolver o problema. Isso é um erro comum que causa muito transtorno para a vida do paciente. Muitas vezes recebemos pacientes no consultório queixando-se de usar aparelho por mais de 5 anos, às vezes por mais de 10 anos, não vendo nenhum resultado.

Felizmente para esse problema existe uma solução: a cirurgia ortognática.

A cirurgia ortognática é um procedimento cirúrgico odontológico que visa restabelecer um padrão facial normal, ou seja, mandíbula e maxila alinhados. O tratamento engloba, sempre, a associação de um tratamento ortodôntico com um cirúrgico para propiciar melhorias estéticas e funcionais na face dos pacientes que a procuram. Essa cirurgia proporcionará um perfil facial mais harmônico, com uma oclusão mais estável e um maior conforto respiratório para os pacientes com ronco a apnéia do sono.

 

Este é um caso de  antes e depois da cirurgia ortognática para a correcção da micrognatia mandibular:

 

 

 

Estes vídeos ilustram a cirurgia corretiva:

 

 

 

2 Comments

Thiago 7:11 pm - 25th setembro:

Meu queixo é um pouco pequeno e creio que seja por esse “problema” que vocês disseram. Mas não é um caso como da mulher na foro. Quando sorrio meu queixo fica em uma posição boa, mas quando não, meu queixo fica “enrugado”. O aparelho pode resolver? Meus dentes de baixo são um pouco desalinhados com os de cima.

admin 8:43 pm - 25th setembro:

Olá Thiago. Tudo indica que você tem a micrognatia (mandíbula pequena). Neste caso a ortodontia sozinha não pode resolver seu problema. Você pode ser um forte candidato a cirurgia ortognática. Sugiro que procure um cirurgião bucomaxilofacial para uma avaliação correta. Dê uma olhada no site http://www.bahiaortognatica.com e saiba um pouco mais sobre esse assunto. Grande abraço.

Escreva um comentário

* Obrigatório
** Seu email não será publicado