preload preload preload preload preload preload
4 Comentários | 24/07/2011

Sorriso Gengival

 

 

A insatisfação com o excesso de gengiva exposta durante o sorriso é uma queixa frequente dos pacientes que procuram nossa clínica.

 

As causas do sorriso gengival são diversas:

  • crescimento vertical excessivo da face;
  • maior atividade dos músculos elevadores do lábio superior;
  • lábio curto;
  • excesso de gengiva inserida.

 

A cantora Wanessa Camargo tem sorriso gengival de grau leve, ou seja, ela tem um excesso de gengiva. A correção neste caso, é rápida e simples.

A maioria dos casos de sorriso gengival pode ser corrigida fácil e rapidamente. Em torno de 30 minutos, o cirurgião-dentista faz uma gengivoplastia (plástica da gengiva) – técnica que consiste na retirada de uma faixa de 1 a 5 milímetros da gengiva, acompanhando o contorno dos dentes. Apesar de simples, a técnica necessita que o cirurgião seja hábil e cuidadoso para fazer o contorno correto e conferir naturalidade ao sorriso.

Essa técnica faz com que os dentes aumentem (fiquem mais expostos) e consequentemente, a gengiva diminua e fique menos aparente no momento de um sorriso. O procedimento, feito com bisturi elétrico e anestesia local, é indolor e não deixa cicatrizes. A recuperação se dá em três dias e a proteção do local, feita com uma massa na cor da gengiva (cimento cirúrgico), possibilita que o paciente tenha uma alimentação normal.

 

Já as atrizes Gloria Pires e Beth Gulart apresentavam sorrisos gengivais mais graves ligados ao crescimento vertical excessivo da face. Para isso o tratamento eficaz é a cirurgia ortognática.

a

a

a

Essa técnica consiste numa osteotomia na maxila que remove uma “fatia” óssea, adequando assim a altura da maxila devolvendo uma exposição dental e gengival adequada.

 

 

 

 

Esse vídeo demonstra o procedimento:

Alguns casos mais raros de sorriso gengival podem estar ligados a maior atividade dos músculos elevadores do lábio superior e ao lábio curto. Nesses casos os tratamentos devem ser individualizados e combinados de acordo com o problema do paciente. Em alguns casos os preenchimentos e  aplicação de toxina botulínica podem estar associados aos procedimentos cirúrgicos descritos acima.

 

a
a

PARA MAIORES INFORMAÇÕES VEJA BAHIA ORTOGNÁTICA

4 Comments

Cláudia Barbosa Costa 5:56 pm - 24th novembro:

Tenho sorriso gengival, além de outros problemas ortodônticos. Tenho minha auto estima baixa ,por conta de não poder sorrir como gostaria.Este é o meu maior sonho. Não tenho condições financeira para tal tratamento, por isso , gostaria muito que me ajudassem a ter um sorriso melhor. Não é questão de estética, é necessidade mesmo. Não respiro bem, e mordo muito as bochechas, por não ter a mordida correta. Desde já, agradeço á atenção.

admin 11:16 am - 28th novembro:

Oi Cláudia, tudo bem? Agradeço pela pergunta e pela confiança. Para saber o que podemos fazer por você é muito importante uma avaliação. Marque uma consulta. Teremos o maior prazer em te orientar. Grande abraço.

dayane 2:48 pm - 19th julho:

Olaaa…

antigamente nao tinha esse problema, mas agora nao entendo porque ao certo estou começando a ter esse tipo de problema quando sorrio….creio eu estar no estagio leve ainda….seria indicado fazer esse tipo de cirurgia antes que o caso agrave?? ele pode se agravar??? e qual o preço em pedia desse tipo de procedimento cirurgico??

admin 8:37 pm - 24th julho:

Olá Dayane. O seu caso pode está associado ao uso de aparelho ou a problemas periodontais. Marque uma consulta. Abraço.

Escreva um comentário

* Obrigatório
** Seu email não será publicado